:) Vamos lá CRIANÇAS, toca a escrever sem medo, nas caixinhas dos comentários!!! Só quem treina muito é que melhora os seus erros e pontuação. Podes abrir uma página no Word. Depois de escreveres e verificares a ortografia, copias e colas na caixinha dos comentários.Estou à espera... /§(*_*)§\

domingo, 18 de fevereiro de 2007

* brincadeiras de carnaval :)








É carnaval ninguém leva a mal.....

* É CARNAVAL!!

o CARNAVAL chegou à nossa ESCOLA!!!

Com o tema: "um clik na Matemática", a turma trabalhou o "Tangram" e o "Dominó". Contornamos, recortamos, montamos diversas figuras do tangram, diversas situações do dominó e colamos tudo direitinho. Nos intervalos de espera, pintamos máscaras...
Não desfilamos porque estava muito frio, vento gelado e aguaceiros surpresa.

Slide Show de alguns trabalhos, com apresentação em simetria
(espelho ou eixo vertical alternado de horizontal):


quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

* Fomos ao TEATRO!...

AMIGOS para SEMPRE
Desenhos de 17 alunos/as; fotos da professora; Slide Show da responsabilidade do André + Leonardo

Os alunos que cuidaram da redacção do texto:


Ida ao teatro
O teatro foi na Exponor.

Na manhã do passado dia 12 de Fevereiro pelas 10:00H, chegamos à Exponor e tivemos que esperar 1 hora pela peça de teatro. Depois, fomos para o auditório.

No início da peça, aparecia uma borboleta das savanas africanas (que era a narradora) e o seu nome queria dizer sabedoria. Depois era uma canção de borboletas. Entretanto, apareceram três coelhos anónimos mais um que se chamava Gaspar e outro que se chamava Tobias. Os anónimos e o Gaspar troçavam sempre do Tobias.
Depois, Tobias e Gaspar entraram numa pipa e rebolaram pela encosta abaixo. A seguir, viajaram até uma aldeia distante que tinha 4 casas e 6 habitantes que se chamavam: Dadá, Dedé, Didi, Dodó, Dudú e o Mais Velho que era o avô da Didi.

O Mais Velho estava doente e Didi e Tobias decidiram ir à Terra do Vulcão, onde tinham que passar por um riacho e ir à Árvore das Flores Eternas apanhar sementes para ajudar a curar o avô. Depois foi também Gaspar, Dadá e a borboleta Luana. Apareceram os Vulcõezinhos e os amigos foram presos numa árvore. Depois Gaspar foi preso numa gaiola para ser castigado pelas maldades que tinha feito ao Tobias. A seguir, roeu a gaiola e lutou com os Vulcõezinhos.
Depois, os amigos venceram os Vulcõezinhos e Tobias e Gaspar ficaram amigos para sempre. No final, todos ficaram amigos.

Quando regressados à escola, fomos para casa almoçar.

Texto da responsabilidade de: André e Leonardo

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

* Os namorados Disney



treina e surpreende quando estiveres à mesa...

Paper Rose - video powered by Metacafe

* namorar é....

O que é namorar ???

· É amar.
· É gostar de alguém...
· É ficar louco por alguém...
· Amar... é ficar com estrelinhas nos olhos!!!
· É apaixonar-se por alguém.
· É amar, é sentir o coração aos pulos...



O nosso segundo vídeo foi elaborado baseado nas frases/opinião, escritas no quadro por alguns "frutinha", depois de serem excluídas as opiniões repetidas.

* O CUPIDO





Q
U
E
M

É

O


CUPIDO ?!!!!

* o dia dos namorados...

14 de Fevereiro

Problema:

Hã??!!! ai...ai...ai...aiiiii....
um problema com namorados??!!!
Ora, vamos lá ver, para podermos... RESOLVER!!
Será com beijinhos ??!!!
Toca a espreitar
[aqui]

(resolve o problema no teu caderno, com a ajuda de um desenho.
Depois não esqueças de dar a resposta na caixinha dos comentários :)
Se já pensaste MUITO, torna a pensar.

Agora que já pensaste e já resolveste, confere a tua solução [aqui]

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Se quiseres, podes ler alguns [poemas de crianças]

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Se quiseres aprender uma malandrice... vai [aqui]

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

* ida ao TEATRO

Antigamente os teatros romanos e gregos, eram ao ar livre...


mas nós, ontem, estivemos numa sala moderna, muito maior, mas, parecida com esta:


Se quiseres saber mais sobre teatro, espreita [aqui]

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

* a nossa amiga MATEMÁTICA

Problema do "friso" da piscina


clica sobre a imagem para ampliar
Vamos buscar mais informações e ler melhor [aqui]

domingo, 11 de fevereiro de 2007

* o gatinho pianista...

* pintura nas mãos :)

sábado, 10 de fevereiro de 2007

* mãos hsbilidosas

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

* a geometria no mundo que nos rodeia


* O geoplano e o papel ponteado

O GEOPLANO é uma tábua, óptima auxiliar
na concretização de muitas aprendizagens da GEOMETRIA
No papel ponteado podemos desenhar
as fronteiras e concretizar as formas iniciadas no geoplano.

Exemplo de fronteiras, linhas poligonais fechadas:
Exemplo de figuras geométricas planas:


Façamos então um encontro ou reencontro com o nosso Geoplano virtual.
Clica num dos três links e brinca um pouco.No geoplano virtual farás boas descobertas que te ajudarão muito em aprendizagens futuras[1][2][3]

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

* CÁLCULO RÁPIDO!!
a nossa amiga MATEMÁTICA

A PONTE É UMA PASSAGEM...


Uma vez mais, brinca e treina o teu cálculo mental rápido
clicando em
[1][2][3] Podes repetir as vezes que quiseres :)

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

* o tangram - a "Tábua das 7 sabedorias"


Porque

fazemos

TANGRAM

na escola

???
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· O tangram é um jogo, isto é, uma actividade simpática que não obriga a ler nem escrever.

· Pode ser feito em grupo, mas é mais proveitoso se for tarefa individual e diferente da do seu vizinho.

·É uma óptima actividade mental. O aluno é motivado a observar, a pensar, esquecendo por alguns minutos o resto da turma, isto é, aprende e treina a sua capacidade de concentração.

·É um desafio. Perante cada desenho novo, surge uma nova vontade de vencer.

·Como há grande variedade de desenhos, raramente precisamos repetir. Mas se o fizermos, é sempre agradável na mesma.

· O aluno sabe que é possível a construção. Após esforçar-se algum tempo, a ajudinha virá com a folhinha da solução e… claro, um convite à repetição.

· É um óptimo exercício de treino de paciência e persistência que nos prepara para outras situações do dia-a-dia das nossas vidas.

Ainda precisas de mais razões

para treinarmos tangram

na escola ou em casa ??!!!!


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domingo, 4 de fevereiro de 2007

* Um bom domingo.... musical :)


Se clicares neste [link] poderás experimentar o som de nove instrumentos diferentes. Faz as tuas descobertas! Diverte-te!

sábado, 3 de fevereiro de 2007

* o Tangram - o seu uso na escola


- Não quero fazer mais!... É MUITO difícil!...

Por vezes ouvimos desabafos destes... :)
E tu ? Também partilhas esta opinião ??!!

Tangram virtual: se clicares no[ quebra-cabeças] terás 72 situações onde podes treinar. Não esquecer as regras:
  • usar sempre todas as peças
  • nunca as sobrepor
  • basta "arrastar" cada figura geométrica para o seu lugar
  • se as pecinhas não estiverem na posição correcta, faz-lhes duplo clique com o rato, rodando-as, até obteres a posição desejada
  • se te quiseres sentir vencedor, só deves consultar a solução, no final do teu trabalho. ( só faz batota, quem pensa com os pés!!! :)

* o Tangram - a sua origem

O Tangram é um jogo antigo Oriental constituído por sete peças

(também conhecidas por tans):

5 triângulos de tamanhos diferentes,

1 quadrado e 1 paralelogramo.

O objectivo deste jogo é conseguir fazer uma determinada forma

usando sempre as sete peças.

O quadradinho mágico:


Um pouco da sua história e curiosidades:

1. Conta a lenda que:
Um dia, na China há 4000 anos, o Imperador Tan partiu o seu espelho quadrado quando o deixou cair ao chão. O espelho partiu-se em sete bocados.
Tan, apesar de um pouco aborrecido com a perda do espelho, descobriu uma forma de se entreter: foi construindo figuras e mais figuras usando sempre as sete peças, sem as sobrepor.

2. Conta a lenda que:
Um mensageiro deveria levar uma pedra de jade, de formato quadrado, ao imperador. Mas, no caminho a pedra partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado.

Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado...