:) Vamos lá CRIANÇAS, toca a escrever sem medo, nas caixinhas dos comentários!!! Só quem treina muito é que melhora os seus erros e pontuação. Podes abrir uma página no Word. Depois de escreveres e verificares a ortografia, copias e colas na caixinha dos comentários.Estou à espera... /§(*_*)§\

domingo, 4 de maio de 2008

* o dia da mãe

História do Dia da Mãe

As mais antigas celebrações do Dia da Mãe estão ligadas à comemoração do início da Primavera, na Grécia Antiga, na qual se honrava a Mãe dos Deuses - Rhea. Na mitologia grega, Rhea foi a mãe de Zeus e irmã de Kronos, considerada como uma das mais influentes deusas em Creta, Arcadia e Phrygia. Assim como a deusa Gaia, Rhea seria também considerada a mãe de todos os Deuses.

Por seu turno, em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a mãe dos deuses romanos. O dia dedicado a esta deusa foi criado cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo da Quaresma (os 40 dias antes da Páscoa) um dia chamado "O Domingo da Mãe", dedicado a todas as mães inglesas. No Domingo da Mãe, aos trabalhadores era mesmo concedido um dia de folga e estes eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.

O Cristianismo instituiu a festa da "Igreja Mãe", verdadeira força espiritual capaz de proteger os homens de todos os males. Habitualmente, esta festa da Igreja fora sendo associada também à celebração do "Domingo da Mãe".

Nos Estados Unidos, as comemorações do Dia da Mãe foram sugeridas, pela primeira vez, por Julia Ward Howe e suas colegas no ano de 1872, que se uniram para lutar contra a guerra e, segundo elas, o Dia da Mãe seria um dia de paz.

O verdadeiro Dia da Mãe está associado a Anna Jarvis, que aos 41 anos de idade perdera a sua mãe. Tal como a sua irmã Elisinore, sentiu uma grande e irremediável perda o que as levou a reflectir sobre o facto de não existirem demonstrações concretas de apresso para com as mães.
Anna Jarvis decidiu fazer algo, na esperança de que a celebração de um dia dedicado à Mãe iria estimular a estima e consideração dos filhos para com os seus pais, para além de incentivar os laços familiares.

Mas foi em 1907 que Anna empreendeu o esforço necessário à instituição do Dia da Mãe. Com a ajuda de seus amigos, empreendeu uma campanha por correio com vista a obter apoio de congressistas, políticos influentes e personalidades da sociedade norte-americana, com o objectivo de ser oficialmente declarada uma data comemorativa do Dia da Mãe.

Os seus esforços não tiveram o efeito desejado, e foi a 10 de Maio de 1908 que, pela primeira vez, numa cerimónia religiosa, Anna Jarvis honrou sua Mãe.
Para embelezar a cerimónia foram utilizados cravos vermelhos, a flor favorita da mãe de Anna. Desde então, os cravos vermelhos converteram-se no símbolo da mães em vida e os cravos brancos o símbolo das mães que já partiram.

A primeira proclamação do Dia da Mãe deu-se três anos depois, em 1910, instituída pelo Governador do Estado da Virgínia, Estados Unidos. Um ano depois, o Dia da Mãe foi a pouco e pouco sendo comemorado em todas as partes do mundo, desde o México, Canadá, Japão, no Continente Africano e na América do Sul.

Em Dezembro de 1912 foi criada a Associação do Dia Internacional da Mãe com vista à promoção generalizada desta efeméride tão especial em todo o mundo.

Em Portugal, o Dia da Mãe foi comemorado até à bem pouco tempo, no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira de Portugal. Também o Dia 13 de Maio é ainda hoje associado às comemorações da Mãe. Porém, actualmente foram instituídas as comemorações do Dia da Mãe, no primeiro Domingo do mês de Maio.

O dia das mães no mundo

  • Portugal e África do Sul: 1º Domingo de Maio
  • Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, EUA, Finlândia, Itália, Japão, Turquia e outros: 2º Domingo de Maio
  • Argentina: 2º Domingo de Outubro
  • Espanha: 8 de Dezembro, dia em que se homenageia a Virgem Maria
  • França e Suécia: último Domingo de Maio
  • Índia: início de Outubro
  • Iugoslávia: 2 semanas antes do Natal
  • Líbano: 1º dia da Primavera
  • Noruega: 2º Domingo de Fevereiro

12 comentários:

Anónimo disse...

It's a shame you don't have a donate button!
I'd without a doubt donate to this fantastic blog! I guess for now i'll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account.
I look forward to brand new updates and will talk
about this site with my Facebook group. Chat soon!

Feel free to surf to my site ... weddings Johannesburg

Anónimo disse...

It's very effortless to find out any topic on net as compared to textbooks, as I found this article at this site.

Also visit my webpage - corporate gifts Kwazulu Natal

Anónimo disse...

It is perfect time to make some plans for the future and it is time to be happy.
I've read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or suggestions. Maybe you can write next articles referring to this article. I wish to read even more things about it!

My site :: recruitment Africa

Anónimo disse...

When I originally commented I clicked the "Notify me when new comments are added" checkbox and
now each time a comment is added I get three e-mails with the
same comment. Is there any way you can remove me from that service?
Appreciate it!

My homepage :: accountants

Anónimo disse...

Why users still make use of to read news papers when in this
technological globe everything is accessible on web?


Also visit my page: specialised cakes

Anónimo disse...

We absolutely love your blog and find almost all of your post's to be exactly I'm looking for.
can you offer guest writers to write content for yourself?
I wouldn't mind composing a post or elaborating on some of the subjects you write related to here. Again, awesome web site!

Here is my web site: home decor

Anónimo disse...

Excellent article. Keep writing such kind of info
on your page. Im really impressed by your blog.
Hello there, You have done a great job. I'll definitely digg it and in my opinion recommend to my friends. I am sure they'll be benefited from
this web site.

My weblog; Air Conditioning Servicing

Anónimo disse...

What's up, yeah this post is actually fastidious and I have learned lot of things from it on the topic of blogging. thanks.

Also visit my blog Hydraulic Repairs

Anónimo disse...

I am truly grateful to the owner of this web page
who has shared this enormous post at at this time.


my web-site ... digital printing durban

Anónimo disse...

I've been browsing online more than 4 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made good content as you did, the internet will be much more useful than ever before.

my blog post :: brand management

Anónimo disse...

This post offers clear idea designed for the new visitors of
blogging, that genuinely how to do blogging and site-building.


Look into my blog post - dating

Anónimo disse...

I just could not go away your site prior to suggesting that I really loved the standard information
an individual provide to your guests? Is gonna be back incessantly to inspect new posts

Also visit my blog post; landscapers