:) Vamos lá CRIANÇAS, toca a escrever sem medo, nas caixinhas dos comentários!!! Só quem treina muito é que melhora os seus erros e pontuação. Podes abrir uma página no Word. Depois de escreveres e verificares a ortografia, copias e colas na caixinha dos comentários.Estou à espera... /§(*_*)§\

sábado, 23 de junho de 2007

* S. João, do Porto...



Na noite de S. João
sardinha gorda
pinga no pão...

( venham de lá algumas quadras para a caixinha dos comentários!)

  • a distraída disse:
Na noite do S. João
Salto sempre à fogueira.
O meu pai lança um balão
e a festa dura, a noite inteira!
...

sexta-feira, 22 de junho de 2007

* boas férias
BOAS FÉRIAS

e... o último dia chegou...
com carinho nos despedimos


BOAS FÉRIAS!!!!

* quase irreal...

quinta-feira, 21 de junho de 2007

*RESULTADOS
Provas de aferição - 4ºAno

***

PARABÉNS!!!!!!!!
**
positivas: 82%
negativas: 18%
**
PARABÉNS... PARABÉNS... PARABÉNS!!!
**
nota da professora: Lamentamos e repudiamos o facto de apenas termos sido informados dos resultados das nossas provas, pelas 15:30H... Inadmissível!!!!

terça-feira, 19 de junho de 2007

* O Concelho da Maia



Bandeira: Esquartelada de vermelho e azul, cordões e borlas de vermelho e azul. Haste e lança de ouro

*******************************************************************************


Armas: Escudo de ouro, com um molho de três espigas de trigo verde, cruzadas em ponta e atadas de vermelho, acompanhadas pela cruz do Templo e pela de Malta, ambas de vermelho. Chefe de negro, carregado de uma águia de ouro saínte. Em contra-chefe, três faixas ondadas, duas de azul e uma de prata. Coroa mural de prata de cinco torres. Listel branco com os dizeres : " CONCELHO DA MAIA", de negro.

*****************************************************************************

A zona onde actualmente se encontra o município é povoada há milénios, tendo sido encontrados vestígios que datam do Paleolítico. Em muitos dos montes da região existiram povoados fortificados, ou castros, na Idade do Ferro. Atraídos pela riqueza dos solos e a abundância de recursos, os romanos também deixaram aqui as marcas visíveis da sua ocupação.

Em meados do século XIII, o julgado maiato estendia-se desde a cidade do Porto até ao Ave e do mar até às serras. Em 1304, no entanto, as Terras da Maia foram integradas no termo do Porto, perdendo a autonomia administrativa e política. Em 1360, foram instituídos os primeiros donatários na região e, nesse ano, D. Pedro I doou o senhorio da Azurara, com o julgado da Maia, ao infante D. Dinis, seu Filho.

A história deste município está, também, intimamente ligada à fundação da nacionalidade. Alguns autores defendem mesmo que o príncipe Afonso Henriques terá sido aqui educado, junto à família dos Mendes da Maia, a que pertenciam o arcebispo de Braga D. Paio Mendes e o famoso guerreiro Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador, assim chamado por ter entrado em constantes lutas destemidas contra os sarracenos.

Na época dos Descobrimentos, saíram da Maia, tecidas com as matérias-primas dos Linhares locais, grande parte das velas que equiparam as caravelas portuguesas.

No início do século XVI, coube a D. Manuel I conceder o foral, que previa as rendas e os foros a pagar aos donatários dos reguengos da Maia, bem como a forma de exercer as penas e justiças mais comuns. Entre os anos de 1700 e 1836, o concelho era composto por 44 freguesias e englobava toda a faixa marítima entre o Leça e o Ave. Com as reformas administrativas iniciadas em 1836, transformou-se num município autónomo, mas reduzido em área e em número de freguesias. Em 1857, chegou mesmo a ser extinto e foi necessário esperar até 1868 para que fosse restaurado.

* Vila Nova da Telha

Bandeira - De verde, cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.


*************************************************************



Armas - Escudo de prata, pinheiro de verde, arrancado do mesmo e frutado de ouro; em chefe, quatro telhas de vermelho. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : “ VILA NOVA DA TELHA “.



Símbologia


Telhas de vermelho - Para além de representarem o topónimo da freguesia, simbolizam a grande produção que era feita da mesma, durante muito séculos, funcionando como uma das principais actividades económicas da sua população.
Pinheiro de verde - Representa a densa floresta que, até há alguns tempo, cobria o território da freguesia, simboliza também, actividades económicas muito importantes, como era o aso da exploração da própria floresta, nos seus mais variados aspectos.


**_**_**_**_**_**_**_**_**_**_**_**_**_**_**_**_**_**


A Vila Nova da Telha é uma freguesia portuguesa do concelho da Maia, com 6,06 km²

Local com algum povoamento na época romana, tendo, após a Reconquista Cristã, sido reorganizada e aparecendo em 1258 com a designação de VILA NOVA.

Conta a história que nesta freguesia era produzido telhas de barro em grandes quantidades. O quartel de Santo Ovídio em Vila Nova de Gaia, e o Mosteiro de Leça de Balio foram alguns dos monumentos em que foram usadas telhas fabricadas nesta freguesia. Em 1678 o Bispo de Porto, Dom João de Sousa, designou nas constituições que Villa Nova passaria a chamar-se Villa Nova da Telha.

* O Poder Local
O autarca veio à sala de aulas

O edifício da Junta de Freguesia fica situado junto da Igreja de Vila Nova

DSC00287.JPG 2

OS ÓRGÃOS DO PODER LOCAL

Ontem tivemos um professor diferente: o presidente da Junta de Freguesia, o senhor Floriano Pinho Gonçalves, veio falar-nos sobre o "Poder Local".

Nas divisões administrativas, não há riscos no chão, nem muros ou redes a marcar as terras. São divisões combinadas entre as pessoas, sendo depois escritas num livro de registo. Algumas são muito antigas; outras são recentes. Nós pertencemos a uma divisão administrativa chamada Concelho da Maia que faz parte da Zona Metropolitana do Porto.

O concelho da Maia tem a forma de um coração ou de bacalhau. Nos tempos da formação de Portugal, era uma parte das terras pertencentes a Gonçalo Mendes da Maia, o LIDADOR, valente guerreiro que participou em muitas batalhas ao lado do rei D. Afonso Henriques. Actualmente, está dividido em dezassete freguesias. Uma delas é Vila Nova da Telha.

A localidade mais próxima de cada habitante, é a freguesia onde ele reside. A segunda mais próxima, é o Concelho do qual essa freguesia faz parte.

Para gerir um Concelho existe:
* a Câmara Municipal
e
* a Assembleia Municipal

Para gerir uma Freguesia, há:
* a Junta de freguesia
e
* a Assembleia de Freguesia

A Câmara, a Assembleia Municipal, a Junta e a Assembleia de Freguesia são chamados de " ÓRGÃOS do PODER LOCAL". As pessoas que exercem estes cargos foram eleitas através dos votos dos cidadãos residentes numa localidade.

É com o dinheiro vindo na quase totalidade dos impostos pagos pelos vilanovenses (os nossos pais e familiares), que o poder local vai exercendo as suas funções, no sentido de ajudar e beneficiar as populações de uma freguesia e concelho.

Entre muitas outras actividades, a Junta de freguesia de Vila Nova da Telha apoia a nossa escola, dando:
  • material de limpeza e higiene ( vassouras, esfregonas, baldes, detergentes, papel higiénico, etc...)
  • algum material de desgaste (tinta para as impressoras, papel de máquina)
  • lenha para aquecimento através das salamandras
  • comparticipação nalgumas festas em colaboração com as Associações de Pais
  • alguns materiais e jogos para o Jardim de Infância.
  • limpeza e manutenção do espaço do recreio ( cortar a relva e as ervas )
  • pequenas reparações no edifício escolar.
Este ano colocou uma campainha eléctrica no portão para contribuir para a nossa segurança. Apoia também algumas instituições que ajudam as famílias mais carenciadas de alguns alunos desta escola.

Uma boa gestão do poder local é muito importante para as populações duma região.
Em Vila Nova da Telha há cerca de 6500 habitantes. Destes, apenas 4300 são eleitores.

Nesta aula nós aprendemos muitas coisas novas e recordamos outras.

Agradecemos a disponibilidade do senhor presidente por nos ter vindo ensinar como funciona o Poder Local. Agradecemos também o amável comentário que deixou, ontem, no nosso blog:


( texto colectivo orientado pela professora)

segunda-feira, 18 de junho de 2007

* A última semana de aulas
deste ano escolar

Depois de uns problemitas técnicos, agora já resolvidos e ultrapassados, voltamos de novo.

Já nos estava a fazer muita falta o uso do nosso blog.

Agora que publicidades indesejadas deixaram de aparecer, vamos desfrutar em pleno esta ultima semaninha de actividades em conjunto.

As saudades já eram muitas.

Os nosso agradecimentos a quem ajudou a expulsar e limpar deste espaço as publicidades indesejáveis.
Beijinhos para o amigo Luís

terça-feira, 12 de junho de 2007

* Santo António de Lisboa


Num vaso de manjerico
Em Vila Nova da Telha
Não nasceu algum cravo
Mas pousou... linda abelha...

terça-feira, 5 de junho de 2007

Para o Mundo ser diferente
com MAIS VIDA e MAIS BELEZA
é preciso:
DEFENDER o AMBIENTE
e
ESTIMAR a NATUREZA!!!!!!

* DIA MUNDIAL do AMBIENTE

O dia do Ambiente serve para ajudar a Natureza.

No dia do Ambiente começamos por recordar os três R's , isto é: Reduzir, Reciclar e Reutilizar.

Dirigimo-nos ao Aeroporto onde estava preparada uma "oficina" para aprendermos a reciclar papel. Foi assim:

DSC00272 1º: escutamos com atenção, as explicações que a senhora nos deu.


DSC00270 2º: cortamos em bocadinhos pequeninos, fitinhas de papel de jornal, para dentro de um recipiente com água.


DSC00269 3º:deixamos amolecer bem e depois ralamos com uma varinha mágica, formando uma pasta.


DSC00268 4º: de seguida, com um molde ( rectangular, feito de madeira e rede), retiramos um pouco daquela pasta, para a separar da água.


DSC00271 5º: Deixamos escorrer a água e ajudamos com esponjas.


DSC00273 6º: depois de bem escorrida, viramos a pasta sobre um molho de jornais. Nesta fase podemos juntar diferentes materiais. Nós raspamos lápis de cera para ficar colorido.


DSC00275 7º: Por fim, deixamos secar ao sol.

Ao reciclarmos o papel
estamos a poupar
as nossas amigas árvores.

**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**

DSC00278

Reutilizar... também é preciso!!


Numa oficina ao lado, reutilizamos materiais.
Fizemos coloridas borboletas e bonitos ratinhos.

DSC00285

Ajudar e proteger a Natureza
é obrigação de todos nós!!!

sábado, 2 de junho de 2007

* DIA MUNDIAL DA CRIANÇA




Sempre que quiseres, podes consultar os direitos da criança AQUI

Convido-vos a visitarem o blog do MIGUEL

sexta-feira, 1 de junho de 2007

* DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

CRIANÇA

foto DAQUI

Consulta AQUI a ORIGEM do DIA MUNDIAL da CRIANÇA